logo

Marcelo Clemente

O fator confiança - Base para uma docência extraordinária!

Cover Image for O fator confiança - Base para uma docência extraordinária!

A constante reflexão sobre o fracasso da educação e a necessidade de profissionais desafiadores, resolutos nas questões impostas por suas profissões, sempre são um dos pontos cruciais em debates e polêmicas sobre o desenvolvimento da educação superior no Brasil.

Pensar em educação sem pensar no profissional que atua nela de nada adiantaria, pois a educação, como atividade relacional, somente se realiza por meio da ação entre pessoas: de um lado, o profissional docente; de outro, o aluno. Daí a importância da formação desse profissional em busca do aperfeiçoamento não só da sua didática, mas também, da sua habilidade de fazer com que os educandos sintam-se motivados, enfim, sintam-se parte do processo de ensino e de aprendizagem.

Em recente ministração de uma aula magna para início das atividades docente da UNIFEV, proferi uma palestra presencial para professores universitários dos cursos de Direito, Medicina, Engenharia, Pedagogia e outras licenciaturas, entitulada: O fator confiança - Base para uma docência extraordinária, essa palestra foi inspirada no livro de meu amigo Marco Fabossi - O Fator Confiança. Em seus mais de 25 anos atuando como diretor de empresas nacionais e multinacionais e como coach executivo, Marco Fabossi aprendeu que uma das bases para a liderança efetiva são os relacionamentos. E que, para que esses sejam verdadeiros e significativos, é imprescindível que a confiança esteja presente. Para ele, nenhum líder será bem-sucedido sem antes estabelecer verdadeiras relações de confiança com sua equipe. Mas desenvolver confiança e segurança num ambiente competitivo, exponencial e ágil não é uma tarefa fácil. Guardando as devidas proporções, na área educacional, os desafios nos relacionamentos são os mesmos.

Já tentamos de quase tudo na Educação: Aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida, mudança do layout da sala, revezamento de professores, escola da ponte, Reggio Emilia, Montessori, Waldorf, Feuerstein... Proponho em minhas palestras e consultorias uma revisitação à prática pedagógica. Um olhar humaizador para as relações e para a docência. Um olhar que contribua para uma docência mais eficiente, humana e com o foco no desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos.

Para isso, proponho o estabelecimento de vínculos entre professor e aluno, inclusive na educação superior. Isso se dá através do movimento de valorização da confiança entre esses agentes educacionais e seus alunos.

O professor, precisa confiar em si mesmo, no seu plano de aula, na instituição e os alunos precisam aprender a ver o professor como alguém em que podem confiar.

Este exercício não é fácil, mas entrega os resultados esperados, fornecendo elementos para uma docência extraordinária, pautada na leveza e transparência das relações no mundo acadêmico.

Para palestras e cursos com o Prof. Marcelo Clemente

Whatsapp (11) 96070-9219

contato@marceloclemente.com.br


Foto do Marcelo
Marcelo Clemente
Consultor, palestrante e facilitador de ações de aprendizagem. Atua com programas que estimulam o desenvolvimento e engajamento de pessoas e equipes ao negócio, agregando valor e contribuindo para alavancar resultados.

Outras Publicações