logo

Marcelo Clemente

Liderança mediadora

Cover Image for Liderança mediadora

Liderança mediadora é um modelo diferente de estimular e desenvolver talentos.

Por meio da liderança mediadora, o líder realiza a mediação da aprendizagem de seus liderados e incentiva suas equipes a agir com mais autonomia, elevando o sentimento de competência e desencadeando um ciclo contínuo de alta performance dentro da empresa.

Em um mundo de intensas transformações, o desafio desse profissional é estar bem preparado para desenvolver outras pessoas.

As organizações buscam hoje profissionais que vão além da tradicional figura do chefe, que estejam preocupados com um universo mais amplo do que simplesmente executar uma tarefa determinada.

Mediação cognitiva é uma teoria desenvolvida por um psicólogo chamado Feuerstein e o princípio básico dela é que todo ser humano, toda pessoa pode aprender a qualquer momento da vida, desde que mediado por um adulto. A mediação acontece em um espaço entre o real e onde se quer chegar. É neste espaço que acontece a mediação.

E como ela se relaciona, hoje em dia, com a liderança? Primeiro ela não é um estilo de liderança, ela é uma forma de ser líder, independente do estilo, porque eu vou trabalhar nas relações. Isto é importante, porque posso ser mediador sendo um líder situacional, um democrático, um autocrático, sem problema algum. É uma forma de ser.

O DIFERENCIAL DA LIDERANÇA MEDIADORA

O Líder Mediador assume um novo papel, mediando cognitivamente seus liderados e suas relações, criando uma cultura em que os conflitos se transformam em oportunidades reais de amadurecimento e crescimento.

Sou Mediador Cognitivo licenciado pelo Feuerstein Institute (Israel), para aplicação do Programa de Enriquecimento Instrumental (Nível I e II) e em meus programas de treinamento utilizo essa abordagem israelense que tem auxiliado milhares de pessoas a alcançar um novo patamar de realização pessoal, acadêmica e profissional.
Atendo empresas e grupos interessados em desenvolver seu potencial nas mais diversas áreas.


Foto do Marcelo
Marcelo Clemente
Consultor, palestrante e facilitador de ações de aprendizagem. Atua com programas que estimulam o desenvolvimento e engajamento de pessoas e equipes ao negócio, agregando valor e contribuindo para alavancar resultados.

Outras Publicações